ICJK Intercâmbios

Como estudar o Doutorado em Portugal ?

Doutorado em Portugal

O doutorado – doutoramento ou terceiro ciclo, como é chamado em Portugal, é oferecido por diversas universidades e o acesso aos cursos obedecem regras de acordo com cada universidade, mas a priori,  não diferem muito.

Normalmente a duração é de 3 (três) anos, mas há doutorado de até 4 (quatro) anos. Normalmente os primeiros dois semestres são compostos por aulas presenciais e os anos seguintes são dedicados a pesquisa e elaboração da tese.

No que tange a valores, estes podem variar de 1300 a 4000 euros anuais. Essa variação vai depender da universidade, que pode ser pública ou privada – as universidades públicas cobram propinas, contudo são mais em conta que as privadas, e os valores também dependem da nacionalidade do estudante. Se você possui nacionalidade portuguesa, o valor cai bastante. Caso você tenha direito a nacionalidade portuguesa e/ou europeia,  mas não deu entrada, nós contamos com uma equipe parceira que trata desse assunto.

O valor também fica mais acessível para alunos que fazer parte CPLP, que são os países que fazem parte da Comunidade de países de Língua Portuguesa, como Brasil , Angola e outros.

UNIVERSIDADES E CANDIDATURA

O primeiro passo é escolher a universidade que oferece o curso desejado dentro da sua modalidade de estudo. Entretanto,  é importante lembrar que para fazer o doutorado as universidades tem como pré requisito a exigência de mestrado, mas em casos extraordinários, existe a possibilidade de você ser aceito só com a graduação ou especialização, se for portador de um currículo dentro de uma área de estudos relevante do ponto de vista acadêmico da instituição. Por isso, uma dica legal é você tentar contatar os professores que orientam dentro da sua linha de pesquisa. Muitos professores tem seus endereços eletrônicos disponíveis nas páginas dos cursos. Vale a pena tentar!

Dica importante: Nesse primeiro momento, além da escolha da universidade, dê uma olhada na região onde ela está localizada. Verifique valor para alugar imóveis , se possui transportes para o acesso e demais infraestruturas oferecidas pela cidade. É muito importante que você se organize e faça seu planejamento dentro dessas perspectivas.

Nos casos de alugar imóvel e toda logística necessária para a sua mudança, nossa agência oferece o serviço de RELOCATION, que garante uma moradia certa e segura para quando você chegar a Portugal.

Pronto, escolhida a universidade e a região, é hora da candidatura. Muitas instituições oferecem a inscrição por meio de suas páginas web e é preciso estar atento as datas para não perder o prazo.  Cada instituição tem as suas exigências documentais, mas via de regra, os documentos básicos são os listados a seguir:

– Formulário com seus dados pessoais (você encontra nos portais da universidade)

– Passaporte

– Diploma de mestrado devidamente apostilado (apostila de Haia), se foi realizado no Brasil;

– Histórico escolar do grau anterior apostilado;

– Currículo Lattes;

– Carta de motivação( mesmo que não esteja na listagem, recomendo anexar).

Atenção: Depois da análise curricular, é possível que você passe por uma entrevista. Se houver essa etapa, vai estar descrito no edital. Normalmente as entrevistas são tranquilas e as perguntas são relacionadas a sua trajetória de estudos e do que você pretende pesquisar.  Portanto, prepare-se para a entrevista e transmita segurança nas respostas. Seguindo essas orientações eu tenho certeza que você vai se sair muito bem.

Além da modalidade convencional de candidatura, há também a possibilidade de você fazer um doutorado sanduíche. Funciona assim: você pode estar matriculada em uma universidade no Brasil e fazer uma parte de sua pesquisa em Portugal no prazo de 6 meses a um ano. As condições dependem das universidades parcelras nesse projeto. As informações você pode obter diretamente na universidade que você frequenta no Brasil,  por meio de editais que ofereçam doutorados sanduíches no exterior. Verifique também se há possibilidade de adquirir bolsa de estudos pelos órgãos de pesquisa brasileiros como CNPq e Capes.

E, por falar em bolsas de estudos, é possível se beneficiar de uma bolsa para realizar o doutorado todo em Portugal. Muitas universidades portuguesas costumam publicar editais para bolsas periodicamente. As bolsas podem oferecer o valor das propinas mas também é possivel encontrar financiamentos que cobrem todas as suas despesas em Portugal.

FUI APROVADO, E AGORA?

Parabéns, você foi aprovado em todas as etapas! Então vamos dar entrada no seu visto de estudos.

O visto é solicitado no país de origem e, nessa solicitação, você pode incluir também sua família e leva em torno de dois meses para ser liberado. Mas antes não era assim. Não havia possibilidade de incluir família nesse primeiro momento e demorava bastante tempo para o visto ser liberado. E olha, esse momento não poderia ser melhor para  estudar em Portugal, uma vez que a nova Lei de Estrangeiros, promulgada recentemente, promoveu mudanças positivas para os estudantes. Agora  podemos dar entrada em seu visto e obter documentos importantes já nessa fase, como o NIF – documento fiscal super importante para a cessar bens e serviços em Portugal. 

A nova lei ainda permite que você trabalhe no país sem precisar de autorização prévia, como era exigido antes.  No nosso canal do you tube tem um vídeo que explica direitinho sobre essa nova lei e as alterações. Acesso o através do link https://youtu.be/aXEHD-i12-I.

É bom lembrar mais uma vez que nossa agência trata de todos os procedimentos para a obtenção do seu visto e dos seus familiares e com uma equipe jurídica pronta para te atender a qualquer momento e tirar todas as suas dúvidas sobre a documentação necessária.

BENEFÍCIOS DE FAZER UM DOUTORADO EM PORTUGAL

Estudar no exterior enriquece seu repertório socio-cultural, uma vez que você comunga da cultura local e ainda tem acesso a alunos de variadas culturas dentro e fora do espaço acadêmico. Para além disso, a facilidade de conhecer países do espaço europeu aumenta ainda mais seu leque de conhecimento.

Você terá um diploma válido na União europeia, o que pode te abrir portas para trabalhar em outros países do espaço.

O grau de doutor é fundamental hoje se você quiser seguir uma carreira acadêmica no Brasil. E ainda, em casos de concursos públicos, você fica a frente de vários candidatos,  porque seu diploma vale pontos importantes nesse processo.

QUER FAZER SEU DOUTORADO EM PORTUGAL?

Entre em contato conosco através do nosso link e nossa equipe poderá te auxiliar. Ajudamos desde a escolha da universidade – candidatura e  matrícula, na agilização de documentos,  vistos,   seguros,  e, ainda, na organização da sua ida para Portugal.

× Fale conosco