Se você está planejando morar em Portugal, esse texto é para você, o primeiro passo é verificar qual o tipo de visto se adequa ao seu perfil .
Abaixo, destacamos os tipos de vistos que permite você residir no país:
Visto de Estudante: Se você pretende estudar em uma instituição de ensino portuguesa, seja para um curso técnico, graduação, mestrado, doutorado ou intercâmbio acadêmico, precisará de um visto de estudos. Este tipo de visto geralmente permite que você permaneça em Portugal durante a duração do seu programa de estudos. Você precisará apresentar evidências de aceitação em um programa educacional e comprovar meios financeiros suficientes para sustentar-se durante seus estudos.
Visto de Trabalho: Para aqueles que desejam trabalhar em Portugal, é necessário obter um visto de trabalho. Isso se aplica tanto a trabalhadores por conta própria quanto a contratados por uma empresa portuguesa. O visto de trabalho geralmente está condicionado a uma oferta de emprego válida e pode variar de acordo com a duração e o tipo de trabalho.
Visto Para Buscar Trabalho: Para aqueles que não têm nacionalidade europeia e querem procurar trabalho para se mudar para o país, poderão tirar este visto que será válido pelo período de 120 dias. Durante esse período você terá sua estadia legalizada no país para encontrar um emprego e poder se estabilizar.
Visto de Rendas Próprias / Aposentado: Esse visto destinado para quem possui renda através de aposentadoria ou através de bens de imóveis, propriedade intelectual ou de aplicações financeiras. Este visto é adequado para pessoas que não precisam trabalhar em Portugal para se sustentar e precisa apresentar uma renda de no mínimo um salário mínimo português pelo o período de 12 meses.
Visto de Residência para Reunião Familiar: Se você tem um membro da família que já é residente em Portugal, pode solicitar este visto para se reunir com eles.
Visto de Residência para Empreendedorismo: Este visto destina-se a pessoas que desejam iniciar um negócio em Portugal. Você precisará apresentar um plano de negócios viável e atender a outros critérios específicos.
Visto de Residência para Atividades de Investigação ou Altamente Qualificadas: Destinado a pesquisadores ou profissionais altamente qualificados que desejam trabalhar ou conduzir pesquisas em Portugal.
Visto Nômade Digital: O visto para nômade digital é destinado especificamente para profissionais que trabalham de forma remota como trabalhador para empresas fora de Portugal como um trabalhador independente possui uma renda mensal de quatro salários mínimos portugueses .
Para quem permanecer no país por mais de 5 anos com um desses vistos de residências mencionados pode adquirir a nacionalidade portuguesa por tempo de residência.
Ainda tem dúvidas? A ICJK Intercâmbios oferece assessoria jurídica especializada para te auxiliar em todo o processo de obtenção do seu visto. Entre em contato conosco através do WhatsApp e descubra como realizar o seu sonho de morar em Portugal!