Ingressar em um curso técnico em Portugal não é difícil e são várias as possibilidades que atendem aos mais diferentes gostos. Os cursos vão do nível secundário (nosso Ensino Médio no Brasil) até o superior, que substitui uma graduaçâo tradicional O legal é que todos são mistos, ou seja, além da parte teórica, há a parte prática, o que permite que o aluno vivencie a profissão escolhida. Geralmente os cursos preparam o estudante para o mercado de trabalho português e normalmente estão associados a laboração em falta ou insuficiente no país. Muitas empresas, inclusive, têm convênios com as instituições, o que facilita uma entrada rápida no mercado de trabalho.
QUAIS SÃO AS MODALIDADES DE CURSO TÉCNICO EM PORTUGAL?
ENSINO TÉCNICO – Está atrelado ao ensino secundário nos últimos três anos. Por norma o estudante escolhe as áreas científico humanístico ou modalidades profissionais que compreendem: aprendizagem, educação e formação e profissionais e tecnológicos. Para ingressar nesses cursos é necessário ter o Ensino Fundamental completo.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA (CET) – Essa modalidade está associada ao pós ensino médio, mas atenção, não é considerado curso superior. Por norma tem a duração de 1 (um) ano, e é bem especifico para área tecnológica pretendida. Para se candidatar ao curso, é necessário validar o diploma de Ensino Médio aqui em Portugal, essa parte a ICJK poderá te auxiliar com os nossos serviços. É bom ressaltar que cada instituição tem uma forma de ingresso, mas normalmente não é necessário concorrer a vagas, bastando apenas se inscrever no curso pretendido.
CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CtesP)- São cursos de nível superior com duração de dois anos, similar ao nosso tecnólogo no Brasil . A exigência para ingressar nesse curso é ter concluído o ensino médio.
Nós, da ICJK estamos prontos para esclarecer suas dúvidas nesse quesito e te ajudar nesse processo para ingressar em um curso técnico com a nossa mentoria ou consultoria.
VALORES DOS CURSOS?
Os valores variam conforme cada instituição, mas sabemos que alunos nacionais, ou sejam, aqueles que tem nacionalidade portuguesa ou de algum país da UE pagam menos, o que gira em torno de 650 a 1100 euros/ano. Já os alunos internacionais, o que inclui os brasileiros, os valores ficam em torno de 650 a 3300 euros por ano.
VISTOS
O visto de estudos, permite você trabalhar em Portugal com tranquilidade! Além disso pode trazer sua família e nós da ICJK te auxiliamos em cada etapa desse processo. Entre em contato e descubra como.